Tempo de leitura: 2 minutos

Como a construção civil depende de agilidade e controle para cumprir prazos, é necessário que as construtoras absorvam conhecimentos sobre as tendências no ramo, para otimizar os serviços, reduzir custos e melhorar os resultados, e assim, se manterem competitivas no mercado.

1 – BIM:

Confira quais as tendências que vão marcar o ramo da Construção Civil em 2021 e esteja pronto para inovar nos seus empreendimentos.

Há algum tempo já é falado em BIM, uma ferramenta que auxilia na organização e otimização das atividades na construção. Do inglês Building Information Modeling (BIM), tem a função de fazer um planejamento completo e integrado, calculando-se possibilidades e prevendo erros antes mesmo que ocorram.

Unindo os projetos e trabalhos de engenheiros, arquitetos, mestres de obra, fornecedores e todos os demais setores envolvidos no processo, o BIM segue sendo uma tendência na construção civil.

2 – Tecnologia de realidade virtual

O uso de realidade virtual na construção civil envolve o conceito de imersão na obra. Transporta o usuário para outra realidade onde poderá ter a sensação de estar presente no projeto finalizado, ferramenta útil para arquitetos e designers, por exemplo, para detecção e ajustes de erros.

3 – Impressão 3D

A impressão 3D cria um objeto tridimensional a partir de um projeto digital. As ideias para sua aplicação na construção civil são das mais variadas, desde a construção de galpões até mesmo restauração de fissuras em rodovias.

Sendo uma tecnologia nova, a maior limitação de seu uso em um canteiro de obras é instalação e manutenção, mas a cada dia novos estudos e aprimoramentos são feitos, fazendo desta tecnologia algo promissor para este e os próximos anos.

4 – Pré-moldados

A tecnologia de pré-moldados não é nova, porém cada vez mais está sendo atualizada e se mostrando um ótimo meio de construção. Ela é constituída de módulos construídos fora do canteiro de obras que se encaixam como peças de lego, permitindo maior controle de prazos, custo e velocidade na construção.

Conte-nos, esse conteúdo foi útil para você? Se sim, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais! 

Até a próxima!