Tempo de leitura: 3 minutos

Em uma obra bem executada todos os detalhes devem ser levados em conta. Um deles é a pingadeira. Podendo ser vista inicialmente como um item arquitetônico, para embelezar ainda mais a construção, ela tem uma funcionalidade muito importante para a manutenção de superfícies.

A pingadeira é um elemento encontrado em muros, janelas e telhados com a finalidade de desviar o fluxo de água que caí sobre eles, direcionando diretamente para o chão. Com o tempo, se não houver este elemento, o local irá sendo degradado, gerando manchas ou danificando a pintura.

Além de ser um importante elemento funcional, evitando o enfraquecimento da alvenaria, ele também dá um toque estético, já que funciona como acabamento em muros e janelas.

Tipos de pingadeira

  • Concreto
  • Plástico
  • Granito
  • Aço galvanizado

Pingadeira de Concreto

Em relação a muros, este é o material mais usado. Pode ser fabricado durante a construção, ou ainda adquirido posteriormente, uma vez que não é difícil achar estes elementos pré-fabricados.

Encontramos em dois formatos: reto e capelinha. A grande diferença entre eles é que o segundo possui o formato com duas águas, fazendo com que a água da chuva escorra de forma mais rápida.

Pingadeira de plástico

Está é uma boa opção, mais barata, que pode ser implementada diretamente sobre a superfície, sendo facilmente instalada. Em relação a água da chuva possui uma excelente durabilidade, pois é um material impermeável.

Um ponto negativo seria a resistência dele em relação às outras intempéries, podendo ser necessária sua troca mais cedo se comparado as pingadeiras feitas com os outros materiais citados aqui.

Pingadeira de granito

O principal ponto da pingadeira de granito é a sua aparência, sendo este o motivo de encontrá-la em partes visíveis da construção, principalmente em peitoris de janelas.

Feita de um material impermeável, ela é mais resistente. Por esse motivo, e por sua contribuição estética, é um tipo de pingadeira mais cara que as outras.

Pingadeira de aço galvanizado

A pingadeira de aço galvanizado normalmente é encontrada nos telhados, recebendo também o nome de rufo.

O rufo tem a finalidade de vedar os locais onde há junção de paredes, por exemplo, para que não escorra água entre elas. Costuma ser mais caro por ser feita sob medida para os lugares de aplicação.

E aí, já sabia da importância da pingadeira?

Quer saber mais? Nos siga no Instagram @raumempreendimentos